REGIÃO VULCÂNICA: 2022 UM ANO ESPECIAL
Certamente o ano de 2022 ficará marcado como sendo um ano de crescimento exponencial da Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica, em todos os sentidos foi um ano especial, com aumento no número de associados, parcerias, conquista da marca coletiva, realização de eventos e ainda muita promoção dessa marca que une todos os 12 municípios dos estados de Minas Gerais e São Paulo ao entorno dessa caldeira vulcânica.
O ano de 2022 começou com duas excelentes conquistas, a primeira foi aprovação junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) do registro da Marca Coletiva “CAFÉS DA REGIÃO VULCÂNICA” e logo em seguida a aprovação do projeto de apoio a estruturação da Indicação Geográfica para a associação, em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas, campus Poços de Caldas. Essas duas ações são de fundamental importância para a governança, controle e valorização dos cafés da região.
Logo em seguida um evento que certamente mudou a história da cafeicultura na região, o 1º Encontro das Mulheres do Café da Região Vulcânica, o evento realizado em Andradas-MG com a parceria do SEBRAE e da Prefeitura Municipal de Andradas reuniu mais de 180 mulheres no dia 08 de março e mostrou a força da Região Vulcânica, principalmente e o mais importante o quanto as mulheres estão fazendo a diferença em todo esse processo de valorização da Marca Coletiva.
Também fomos capazes de organizar o primeiro Seminário dos Cafés da Região Vulcânica, evento realizado no Instituto Federal do Sul de Minas, campus Poços de Caldas e que possibilitou dois dias de muita troca de conhecimento, trazendo conteúdos fundamentais como a busca pela sustentabilidade ambiental na produção dos cafés da região, a busca por maior conhecimento dos solos vulcânicos e a adoção de técnicas que permitam cada vez mais a melhoria da qualidade dos cafés da região. Também contamos com a presença do Sr. Jaime Milan que compartilhou todo o desafio e as realizações da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos. Um evento que reuniu mais de 300 produtores, técnicos e empresários da cafeicultura.
Neste mesmo evento foi possível lançar uma novidade, o novo sistema de rastreabilidade dos Cafés da Região Vulcânica, sistema esse viabilizado em parceria com a Bourbon e que já está sendo implementado nas associações e propriedades que fazem parte da Região Vulcânica, trazendo mais transparência, informações e controle sobre o uso da marca coletiva.
Estivemos ainda em uma audiência pública na Assembleia Legislativa apresentando os trabalhos da associação e buscando maior apoio dos órgãos governamentais, graças a indicação do Vereador Lucas Arruda de Poços de Caldas e do Deputado Estadual Cássio Soares.
Internamente um salto de mais de 100% no número de produtores e associados fez com que a associação crescesse, trazendo importantes players do mercado dos cafés na Região para somar, consolidando de vez essa Associação que hoje conta com mais de 800 associados. Também crescemos o número de marcas de cafés de associados que estão utilizando o selo de origem, hoje são mais de 90 marcas de cafés especiais produzidos pelos próprios produtores.
No mercado a crescente e forte demanda interna por cafés especiais produzidos na Região Vulcânica foi um impulso para abrir canais de comercialização para os produtores que vendem suas sacas de café para torrefações, cafeterias e clubes de assinaturas, o Brasil todo já tem marcas utilizando o selo de origem Região Vulcânica, com destaque para Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Pará, Amazônia, e ainda a parceria com a 3 Corações que lançou uma linha do café Santa Clara com a origem Região Vulcânica.
No mercado externo a comunicação já iniciou, com nossas exportadoras associadas apresentando para seus clientes o trabalho desenvolvido na Região Vulcânica e com a vinda de pesquisadores e empresas para conhecer mais de perto o trabalho da Associação. Estamos prontos para atender essa demanda e acreditamos que já em 2023 teremos grandes novidades.
A Região Vulcânica foi ainda destaque em uma grande quantidade de canais de TV, sites, jornais, rádios, revistas, mostrando e reconhecendo o trabalho desenvolvido por essa coletividade. Destacamos ainda o reconhecimento e trabalho dos nossos associados que estão cada vez mais se destacando no cenário nacional e internacional de cafés e com isso fortalecendo o a Região Vulcânica como um todo, trabalhos como da Aprod e Acrisa de Divinolândia, da Associação do Vale da Grama, da Assofé em Botelhos, da Acafeg em Andradas, da Assprocafé em Cabo Verde-MG, da Agripoços e Assodantas em Poços de Caldas, além dos nossos associados individuais como a Gizela Junqueira, Julia Viana, Roberta Bazilli, a Sanches Cafés, Café Lozano, Café Fazenda Santa Barbara, Empório Tereza, ou seja, certamente todos nossos associados que estão engajados e juntos promovendo a nossa maior riqueza que é o café.
Um final de ano intenso presente em vários eventos, a associação divulgou os cafés da Região Vulcânica em importantes feiras nacionais, como a Rio Coffee Nation realizada em outubro no Rio de Janeiro. Já em novembro realizamos em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabo Verde – MG e o Instituto Federal do Sul de Minas, campus Machado o 2º Concurso do Terroir Vulcânico que foi um sucesso e um incentivo para que os produtores do município realizassem o primeiro Festival da Terra dos Cafés Especiais. Este evento coroou todo um ano de valorização dos nossos associados em um dia que também fica marcado para a Região.
Logo em seguida marcamos presença na Semana Internacional do Café (SIC) com várias atividades, estande das Prefeitura de Andradas, Cabo Verde e Poços de Caldas, cupping com os melhores cafés da Região Vulcânica, nos espaços da SIC e da Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA), participamos do estande do SEBRAE Nacional expondo a marca de nossos associados, do cupping de cafés com todas as origens de cafés do Brasil, ainda estivemos em um painel debatendo as novas origens produtores de café com a região da Canastra e Sudoeste de Minas.
Para fechar o ano estivemos no V Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas realizada em Curitiba – PR, evento que mostrou que o mercado está cada vez mais valorizando e reconhecendo o trabalho nas origens produtoras do Brasil e que a busca pela organização das origens por meio de uma indicação geográfica é o caminho para que a região possa se desenvolver gerando resultados concretos para os produtores.
2023, um ano de consolidação
Terminamos 2022 satisfeitos com os resultados, agradecendo cada parceiros que nos ajudou a percorrer esse caminho, mas também já projetando um 2023 com muito trabalho e muita união para que possamos consolidar todo esse crescimento.