Agropecuária Santa Ignês

Agropecuária Santa Ignês

Contato

Contato

As propriedades da Agropecuária Santa Ignês estão localizadas próximas a Muzambinho e Caconde, na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. A região montanhosa e de solos vulcânicos apresenta altitude média de 1.150 metros e clima bastante favorável ao cultivo do café. O foco principal da Santa Ignês é a produção de Cafés Especiais do tipo arábica. São produzidas as variedades Bourbon, Catuaí e Mundo Novo, distribuídos em diferentes “terroirs”.

Todas as operações da Agropecuária Santa Ignês carregam em sua essência a tradição familiar de décadas de cultivo do solo. Se antes o foco estava na produção em quantidade, a paixão pelo café fez com que a família passasse a investir com mais força em uma cafeicultura com muito mais qualidade ao expandir e melhorar as lavouras. A tradição cafeeira se aliou a novas técnicas para desenvolver um produto único para consumidores interessados em cafés especiais. Tudo teve inicio com Sr. Alfredo Gonçalves e o Sr. Ênio Martins e hoje sob administração de suas netas, Mariana, Beatriz e Daniela,  já na  terceira geração, o foco da Agropecuária Santa Ignês está na sustentabilidade e rastreabilidade dos seus processos produtivos.

A produção anual é de 5,5 mil sacas de café, sendo natural e cereja descascado. Todo o processo produtivo ocorre sob as mais rígidas normas de sustentabilidade e as mais apuradas técnicas de cultivo com total rastreabilidade dos produtos por meio de código de barra, QR e lacres numerados. A colheita é manual e a fazenda possui torrefação própria para as marcas Café Carruá e Nosso Café. Todo esse cuidado na cadeia produtiva resulta em uma bebida com acidez equilibrada e doçura agradável. Na xícara, podem ser revelados sabores frutados ou lembrando caramelo, avelã e leves notas de chocolate.

A Agropecuária Santa Ignês tem ainda preocupações social e ambiental. Na parte social, oferece aos seus colaboradores assistência médica com ambulatório, ambulância e gabinete dentário. Possui ainda refeitórios e banheiros nas frentes de trabalho, além de transporte digno aos trabalhadores. Nas questões ambientais, mantem reservas florestais e cria novas áreas de preservação por meio de campanhas sociais junto às comunidades.

Os cafés Santa Ignês podem ser classificados como Cafés Especiais de Montanha e, hoje, a empresa possui certificações UTZ, Certifica Minas, ID, Rainforest, Nucoffee e Starbucks. Os cafés da Santa Ignês são distribuídos no estado de São Paulo e exportados para San Marino, na Europa, como Sammarinese Blend, marca própria e registrada na União Europeia.